Turbinas de Contrapressão – Alimentando seu processo

Nesse post, venho falar a vocês resumidamente sobre as turbinas de contrapressão.

As turbinas de contrapressão são uma das formas mais simples de turbinas a vapor. Elas geralmente são utilizadas em aplicações de processo.

Nesse tipo de turbina, o vapor entra a determinada pressão e temperatura e, após ter sua energia térmica aproveitada e convertida na forma de trabalho mecânico, sai pelo escape da turbina a uma pressão positiva, ou seja, superior à pressão atmosférica local, e então é direcionado para utilização no respectivo processo industrial.

As turbinas de contrapressão geralmente são utilizadas em usinas de açúcar e álcool, refinarias, fábricas de papel e celulose, indústrias alimentícias, e diversas outras indústrias onde se utiliza vapor para o processo.

A pressão de escape da turbina é geralmente dimensionada em função da pressão necessária no processo.

Por exemplo, nas usinas sucroalcooleiras, a pressão de escape das turbinas geralmente é dimensionada para 1,5 kgf/cm² manométrico.

Voltando à questão específica das turbinas, a energia convertida na forma de trabalho mecânico movimenta o seu eixo rotor, que por sua vez pode acionar um gerador, ou mesmo uma moenda, ou qualquer tipo de equipamento rotativo.

Neste caso, é importante salientar que a aplicação de turbinas de contrapressão para acionamento de máquinas ou geradores acaba por vincular a utilização de vapor no processo ao acionamento da respectiva máquina ou gerador de energia. Isso quer dizer que, caso não haja demanda de vapor no processo, logicamente este vapor não circulará pela turbina e consequentemente não será possível à turbina girar seu eixo rotor e acionar a máquina acoplada.

E o inverso também é válido: caso não haja carga para o gerador ou para a máquina acionada, não é possível girar a turbina.

As turbinas de contrapressão Wórtice atendem com eficiência e baixo custo operacional a este tipo de aplicação.

Quer saber mais? Entre em contato conosco, ou solicite um estudo para a sua necessidade.

E fique por dentro de nosso blog, pois em breve teremos mais artigos e notícias do setor.

 

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.
Comercial
Digite o que procura