Soluções energéticas para Madeireiras

A evolução do conhecimento científico e tecnológico tem feito com que muitos subprodutos que antes eram descartados, sejam utilizados para outros fins. Quando estamos falando de subprodutos da agroindústria, eles recebem o nome de Biomassa.

A biomassa da cana-de-açúcar talvez seja a mais divulgada, mas existem outras opções também muito vantajosas para a geração de energia elétrica. Dentro deste vasto campo, o caroço de açaí se apresenta como uma ótima opção para geração de energia elétrica com uso de turbinas a vapor.

Neste conteúdo preparado pelos profissionais da Wórtice, empresa referência em soluções tecnológicas e eficazes em turbinas a vapor com profissionais com mais de 40 anos de experiência, você vai entender melhor sobre a geração de energia elétrica com caroço de açaí

Biomassa é o caminho para geração de energia elétrica

A Agroindústria brasileira é uma das maiores do mundo! A extensão territorial do país, somada com a capacidade humana de produção, pesquisa e desenvolvimento, faz do Brasil um campo fértil para este importante segmento que muitas vezes tem-se mostrado como o alicerce da economia.

Mas não devemos olhar apenas para os produtos comuns: com o desenvolvimento cada vez mais avançado de técnicas de sustentabilidade e a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a agroindústria também tem investido neste campo com a biomassa.

Quando a biomassa é usada em processos de combustão, gera energia elétrica limpa com o uso de turbinas a vapor e que pode contribuir para a segurança da distribuição para todo o país.

São muitas as origens da biomassa usada para a geração de energia elétrica com o uso de turbinas a vapor, cujo destaque deste conteúdo preparado pela Wórtice é a do caroço do açaí

Origem do açaí

O açaizeiro é uma palmeira originária da Amazônia que tem sido um dos alicerces da economia e da alimentação local nos Estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá, Maranhão e Bahia

O açaí é um alimento de farta presença, barato e nutritivo, sendo possível usar em diversas receitas doces e salgadas. Estudos indicam que as plantações de açaí se estendem por cerca de 10 mil quilômetros quadrados com produção o ano inteiro de até 120 quilos por palmeira.

Sendo um produto tão valioso nutricionalmente, culturalmente e economicamente, o açaí também é uma ótima opção para a geração de energia elétrica com o uso das turbinas a vapor da Wórtice a partir do caroço do açaí.

Como é a geração de energia elétrica com caroço de açaí?

O material restante do processamento do açaí, ou seja, o caroço do açaí, tem grande potencial como biomassa para geração de energia elétrica com o uso das turbinas a vapor da Wórtice. Com a entrada em vigor da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o aproveitamento do caroço do açaí como principal ator para geração de energia elétrica com o uso das turbinas a vapor da Wórtice, só faz crescer a importância deste processo.

O caroço do açaí representa cerca de 83% do volume total do fruto. Seu potencial calórico é o ideal para o uso na geração de energia elétrica, térmica e gás natural para a movimentação das turbinas a vapor, especialidade da Wórtice.

Para que o caroço do açaí possa ser usado para a geração de energia elétrica com o uso das turbinas a vapor da Wórtice, ele deve ser aquecido para a retirada da umidade (que deve permanecer inferior a 14%)  e transformado em peletes.

Composição do caroço de açaí

Estamos dizendo que o caroço do açaí é um ótimo combustível para a geração de energia elétrica com o uso das turbinas a vapor da Wórtice. Já citamos seu alto potencial calórico, mas qual é a composição total dele? Vejamos:

 

  • potência calorífica de 4.500 Kcal/Kg;
  • composição química com boa quantidade de celulose, lignina e um baixo teor de cinza e umidade

 

Esta composição do caroço do açaí é mais um indicativo de que sua utilização para geração de energia elétrica com o uso das turbinas a vapor da Wórtice pela combustão resulta em uso completo da biomassa. 

 

Temperaturas envolvidas

De acordo com estudos específicos sobre as temperaturas necessárias para a queima do caroço de açaí para a geração de energia elétrica e movimentação das turbinas a vapor da Wórtice, o início do se dá com 191,8ºC e termina em 518,5ºC (com picos de 853,0ºC), quando há a queima da parte do caroço do açaí mais gordurosa e, consequentemente, mais calórica.

Como a Wórtice está presente na geração de energia elétrica com caroço de açaí?

A Wórtice é a empresa referência em turbinas a vapor para a geração de energia elétrica com caroço de açaí, porque possui profissionais com mais de 40 anos de experiência em Engenharia de Processos e de Manutenção.

Tais característica permitem à Wórtice oferecer serviços diferenciais no mercado de geração de energia elétrica com caroço de açaí, como:

 

  • Plantão de Urgência e Emergência 24 Horas por dia, 7 dias por semana
  • Equipe técnica disponível para atendimentos in loco
  • Fábrica e Equipe à disposição 24 horas por dia
  • Tecnologia 100% Brasileira
  • Responsabilidade Ambiental & Social

Para saber mais sobre como a Wórtice atua na geração de energia elétrica com caroço de açaí com o uso de turbinas a vapor, entre em contato agora mesmo ou conheça os projetos personalizados desenvolvidos com alta tecnologia pela empresa.

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.
Comercial
Digite o que procura