Recuperação e Reforma de Turbinas a Vapor

Todo parque fabril necessita de atenção integral em muitos pontos, a fim de que a produção se mantenha estabilizada e a segurança de todos seja garantida.

Para isso, um olhar especial para as turbinas a vapor deve ser fundamental. Afinal, são as turbinas a vapor que transformam a energia do vapor em energia elétrica para movimentar diversos equipamentos como moendas, picadores, desfibradores, turbo-bombas, exaustores, centrífugas, sopradores, hélices, compressores, ventiladores entre outros.

Foi pensando nisso que a Wórtice foi criada, contando com a experiência de mais de 40 anos de seus profissionais, a empresa se especializou em turbinas a vapor e traz neste conteúdo todas as informações sobre recuperação e reforma de turbinas a vapor.

Por que as turbinas a vapor são importantes

As turbinas a vapor são usadas em dezenas de segmentos industriais com um propósito muito bem definido: gerar energia elétrica a partir do vapor, produzido por equipamentos como moendas, picadores, desfibradores, turbo-bombas, exaustores, centrífugas, sopradores, hélices, compressores, ventiladores entre outros.

Geração de energia

Para que esta transformação aconteça, as turbinas a vapor são pensadas e construídas em seus mais diferentes tamanhos e potências para que se realizem nas turbinas a vapor três etapas:

  1. Transformação da energia do vapor em energia do movimento (cinética);
  2. A energia cinética é transformada em energia do trabalho (mecânica);
  3. A energia mecânica é transformada em energia elétrica.

Caminho do vapor

Para ficar ainda mais claro de como as turbinas a vapor transformam a energia cinética em energia elétrica, podemos observar o caminho feito pelo vapor dentro da estrutura das turbinas a vapor:

  1. O vapor entra na turbina com certa pressão e temperatura;
  2. Ele é enviado para a placa expansora que o direciona para as palhetas;
  3. As palhetas, ligadas a um rotor ou eixo, são giradas pelo vapor, gerando a energia.

Contando com a experiência de mais de 40 anos de seus fundadores, a Wórtice tem construído em toda sua história muitos laços de credibilidade, tecnologia, precisão e eficiência, quando o assunto são as turbinas a vapor. Por isso, a Wórtice é referência no mercado de turbinas a vapor e coloca toda sua equipe à sua disposição para esclarecer dúvidas, acessando aqui.

Cuidados com as turbinas a vapor

Como dissemos no início deste conteúdo, todo o parque fabril necessita de planos de manutenção, recuperação e reforma para que o dia-a-dia de produção siga o planejado e, principalmente, que a segurança de todos os envolvidos seja garantida.

Isso também se aplica às turbinas a vapor. Neste caso, os cuidados devem ser ainda maiores, pois a parada abrupta das turbinas a vapor pode gerar muitos prejuízos ao cortar a alimentação de energia elétrica nas moendas, picadores, desfibradores, turbo-bombas, exaustores, centrífugas, sopradores, hélices, compressores, ventiladores entre outros.

Por isso, os cuidados com as turbinas a vapor precisam constar de um planejamento para manutenção e reparo de peças, acessórios e componentes. Dentro deste item, a recuperação e reforma de turbinas a vapor deve ser colocado.
Mas para que este serviço de recuperação e reforma de turbinas a vapor seja integralmente realizado dentro dos parâmetros operacionais e de segurança previstos, é importante contar com a experiência de quem realmente entende do assunto. E a Wórtice é a sua melhor opção para a recuperação e reforma de turbinas a vapor! Saiba o porquê, clicando aqui e nos conhecendo melhor.

Recuperação e reforma de turbinas a vapor

A recuperação e reforma de turbinas a vapor com tecnologia e qualidade deve acontecer, após um processo de inspeção que irá:

  • avaliar as condições de peças e componentes;
  • indicar quais devem ser os procedimentos de recuperação e de reforma.

É importante ressaltar que na maioria das vezes a recuperação e reforma de turbinas a vapor acontece dentro de planejamentos de manutenção de turbinas a vapor, que pode ser:

Manutenção constante

Ou também conhecida como manutenção diária das turbinas a vapor. Será nela que as falhas serão apontadas, procurando corrigi-las o mais rapidamente possível ou indicando os procedimentos necessários dentro de uma parada planejada.

Geralmente são observados na manutenção constante das turbinas a vapor:

  • condições gerais do óleo;
  • temperatura dos mancais;
  • vazamentos de vapor e de óleo;
  • vibração e ruídos.

Manutenção parcial

Quando se programa a parada das turbinas a vapor para:

  • inspeção de mancais;
  • alinhamento;
  • inspeção das válvulas de regulagem, segurança e extração;
  • verificação das tubulações, de lubrificação, de controle e de vapor;
  • qualidade do óleo;
  • sistema de combate a incêndio.

Manutenção completa

Quando as turbinas a vapor são abertas para recuperação e reforma mais aprofundadas que não deixarão nenhuma peça, acessório e componente sem a devida inspeção, correção ou conserto.

Saiba mais sobre recuperação e reforma de turbinas a vapor

Para isso você conta com a experiência e credibilidade da Wórtice, empresa criada no interior do Estado de São Paulo, um dos pólos industriais mais importantes, por profissionais que atuam há mais mais de 40 anos no mercado de turbinas a vapor para os mais diferentes segmentos industriais.

Com a Wórtice você tem garantida a especialização de nossas equipes de engenharia e manutenção para o planejamento da recuperação e reforma de turbinas a vapor com diferenciais estratégicos, como:

  • Plantão de Urgência e Emergência 24 Horas por dia, 7 dias por semana
  • Equipe técnica disponível para atendimentos in loco
  • Fábrica e Equipe à disposição 24 horas por dia
  • Tecnologia 100% Brasileira
  • Responsabilidade Ambiental & Social
Digite o que procura
Solicite um Estudo de Viabilidade
Clique aqui