Manutenção na Entressafra em Usinas de Açúcar e Etanol

Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento

Faça a manutenção preventiva em sua usina de etanol e açúcar, durante o período de entressafra, em turbinas a vapor, redutores de velocidade, peças, acessórios, componentes, plantas termelétricas na Wórtice.

Que o Brasil é um grande player mundial no agronegócio, já é uma afirmação conhecida por todos. Graças também às soluções de tecnologia, nossos produtores rurais têm conseguido alcançar patamares cada vez mais altos em rendimento, junto com as reduções de custos operacionais provenientes de uma boa execução de manutenção preventiva na entressafra em turbinas a vapor, redutores de velocidade, peças, componentes, acessórios e plantas termelétricas.

O ano inteiro é favorável para a cultura das mais diferentes plantações. Mas para as usinas de etanol e açúcar, existe um período essencial para a manutenção, conservação e garantia de operação do maquinário: a manutenção na entressafra de cana-de-açúcar.

É por meio da manutenção preventiva na entressafra de cana-de-açúcar, que é a garantia do correto funcionamento das turbinas a vapor, redutores de velocidade, peças, acessórios, plantas termelétricas e componentes durante toda a safra.

A Wórtice é especialista em manutenção preventiva na entressafra em usinas de etanol e açúcar e na manutenção preditiva na entressafra no setor sucroenergético, executando manutenções de turbinas a vapor, redutores de velocidade, plantas termelétricas, peças, acessórios e componentes.

A Wórtice conta com um time de profissionais com experiência e know how há mais de 45 anos no ramo de turbinas a vapor, redutores de velocidades, peças, acessórios, componentes e manutenções gerais em plantas termelétricas.

Períodos de safra e entressafra em usinas de etanol e açúcar

Em usinas de Etanol e Açúcar é bastante comum que a safra comece em Maio, podendo durar até Novembro. Após este período, inicia-se outro chamado de entressafra, que nas usinas de etanol e açúcar comumente acontece entre Dezembro, podendo durar até Abril.

A entressafra se dá no período que antecede a safra, e é nesta fase que é executada uma série de manutenções nas usinas de etanol e açúcar, incluindo as manutenções preventivas em:

  • Turbina a vapor
  • Redutor de velocidade
  • Plantas termelétricas
  • Peças
  • Acessórios
  • Componentes

Neste conteúdo você conhecerá mais sobre este tema.

Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento

O que é Manutenção na Entressafra Preventiva?O período de entressafra é o período do ano estabelecido entre uma safra e outra, quando, por exemplo, as áreas agricultáveis são usadas para outras culturas de menor tempo de produção. Desta feita, o solo pode se beneficiar e ter suas características renovadas.

Mas não é só para a terra que a entressafra é importante. Ela também é fundamental para os maquinários e equipamentos que não podem ter sua operação interrompida ao longo da safra, o que poderia ocasionar perdas na produção e altos custos.

Portanto, é extremamente recomendada a realização da manutenção preventiva na entressafra, em turbinas a vapor, redutores de velocidade, plantas termelétricas, peças, componentes e acessórios em usinas de etanol e açúcar.

A manutenção preventiva na entressafra, como o próprio nome já indica, previne futuros problemas, falhas, interrupções e possíveis paradas desnecessárias de turbinas a vapor, redutores de velocidades e plantas termelétricas. As manutenções em usinas de etanol e açúcar geralmente são realizadas de acordo com as recomendações dos fabricantes para sempre manter:

  • Qualidade dos processos;
  • Plena operacionalização;
  • Evitar a sobrecarga nos equipamentos.

O departamento de Engenharia da Wórtice, empresa localizada em Sertãozinho, interior do Estado de São Paulo, especializada na execução de manutenção de turbinas a vapor, redutores de velocidade, plantas termelétricas, peças, acessórios e componentes durante a entressafra, é formado por profissionais experientes e especialistas que trabalham com os recursos mais avançados, conceitos modernos e critérios de segurança para:

  • Otimizar processos;
  • Reduzir custos;
  • Melhorar a operação do maquinário;
  • Evitar retrabalhos.

O que é a Manutenção na Entressafra Preditiva?

Em usinas de etanol e açúcar, a manutenção preventiva na entressafra é definida como a ação empregada para prevenir o aparecimento de problemas em turbinas a vapor, redutores de velocidade, plantas termelétricas, peças, componentes e acessórios, que poderiam afetar a produção e gerar custos desnecessários.

Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento
Manutenção Preditiva em usinas de etanol e açúcar

Manutenção Preditiva em usinas de etanol e açúcar

Já a manutenção preditiva na entressafra pode ser entendida como:

  • O acompanhamento das atividades de turbinas a vapor, redutores de velocidade, plantas termelétricas, peças, acessórios, componentes, por meio de dados coletados frequentemente, por meio de visitas técnicas, a fim de definir a situação operacional de cada um deles, e o que poderá ocorrer negativamente com cada equipamento.

Para a realização da manutenção preventiva na entressafra em usinas de etanol e açúcar, são utilizados alguns parâmetros, como:

  • Análise de fluidos;
  • Análise de vibração;
  • Termografia;
  • Parâmetros de processo.

A junção destes parâmetros pode indicar cenários de possíveis problemas, ainda em estágios iniciais, que podem acarretar em perdas na produção e custos elevados em usinas de etanol e açúcar. Com esta detecção antecipada, a correção torna-se mais fácil, ágil e barata.

Objetivos da manutenção preditiva durante a entressafra

  • Antecipar a necessidade de serviços de manutenção;
  • Eliminar a chance de desmontagem ou reparos desnecessários;
  • Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos;
  • Reduzir paradas forçadas;
  • Aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos;
  • Aumentar a confiabilidade do desempenho dos equipamentos;
  • Determinar previamente as falhas de interrupção de fabricação.

A equipe Wórtice também é especializada na manutenção preditiva na entressafra em turbinas a vapor, redutores de velocidade, plantas termelétricas, peças, acessórios e componentes em usinas de etanol e açúcar. Para isso, emprega as técnicas mais modernas, aliada ao conhecimento de seus profissionais para garantir exatidão, credibilidade e excelência.

Manutenção na Entressafra Wórtice é segurança!

Como vimos, a execução da manutenção na entressafra em turbinas a vapor, redutores de velocidade, plantas termelétricas, peças, acessórios e componentes em usinas de etanol e açúcar, é fundamental para reduzir as perdas que podem acontecer ao longo do tempo e também para reduzir os custos com procedimentos para as manutenções emergenciais e manutenções corretivas em usinas de etanol e açúcar. Com o mercado cada vez mais competitivo o tempo perdido em um processo produtivo pode ser um problema muito grande para qualquer indústria.

Por isso, nas usinas de etanol e açúcar, o acompanhamento de turbinas a vapor, redutores de velocidade, plantas termelétricas, peças, componentes e acessórios, é o passo inicial para todo o planejamento da manutenção estratégica, durante a entressafra em usinas de etanol e açúcar. É possível a criação de um cronograma de troca de peças, componentes e acessórios em turbinas a vapor, redutores de velocidade e plantas termelétricas, sabendo que possam vir a ocorrer falhas em decorrência do excesso da utilização de equipamentos e maquinários em usinas de etanol e açúcar. Já o monitoramento feito por inspeções periódicas permite mapear as possíveis falhas futuras.

Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento
Manutenções preditivas e preventivas em usinas de etanol e açúcar

Manutenções preditivas e preventivas em usinas de etanol e açúcar

Seja com as manutenções preventivas na entressafra ou com as manutenções preditivas na entressafra, o importante é prestar atenção nas variáveis e nos parâmetros para evitar prejuízos maiores em usinas de etanol e açúcar.

Dentro deste cenário, a Manutenção na Entressafra Wórtice se destaca, por que:

  • Determina, antecipadamente, a necessidade dos serviços de manutenção em uma peça específica de um equipamento;
  • Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
  • Aumenta o tempo de disponibilidade dos equipamentos;
  • Reduz o trabalho de emergência não planejado;
  • Impede o aumento dos danos;
  • Aproveita a vida útil total dos componentes do equipamento;
  • Aumenta o nível de confiança no desempenho;
  • Determina previamente as interrupções de fabricação, para cuidar dos equipamentos que necessitarem de manutenção.

Sobre a Wórtice

A Wórtice é uma empresa sediada em Sertãozinho, interior do Estado de São Paulo, que conta com profissionais com mais de 45 anos de experiência em turbinas a vapor, redutores de velocidade e plantas termelétricas, oferecendo diversas soluções como:

  • Manutenção em fábrica
  • Assistência Técnica em campo
  • Fabricação de Turbinas a Vapor
  • Plantas Termelétricas Turn Key
  • Peças e componentes
  • Engenharia em manutenção e processos

Entre em contato conosco e conheça mais de nossa história, produtos e serviços e saiba o porquê a Wórtice é sua melhor solução para a manutenção na entressafra em usinas de etanol e açúcar.

Digite o que procura