Manutenção de Turbinas Hidráulicas

Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento

A riqueza natural do Brasil é um dos cartões postais para o restante do mundo. E ela tem gerado divisas importantes para nossa economia, trazendo também desenvolvimento com tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Uma das marcas mais antigas do país une sustentabilidade com geração de energia elétrica: as hidrelétricas. São elas as responsáveis por gerar 90% de toda energia consumida por domicílios, comércio e indústria. Tão importante player na matriz energética precisa de uma grande estrutura de implantação e manutenção.

Quando o assunto é manutenção de turbinas hidráulicas, o coração destas usinas, a Wórtice diferencia-se com a qualidade agregada. Conheça neste conteúdo nossa história e nossos serviços.

O que são turbinas hidráulicas?

A força da água para gerar energia começou a ser usada no Brasil no século XIX, mas foi depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que houve maior impulso.

São muitas as usinas hidrelétricas conhecidas em nosso território, com destaque para a binacional Itaipu, a segunda maior do mundo. Apesar de todo o potencial do Brasil, somos o terceiro país no uso desta matriz energética, perdendo para a Rússia e a China. Ao olharmos para nossa capacidade, constatamos que apenas 25% delas são usadas.

As turbinas hidrelétricas são responsáveis por transformar a energia e potencial da água em energia mecânica. O número de turbinas hidrelétricas instaladas dependerá do tamanho da usina e do quanto de energia pretende-se gerar. Para se ter uma ideia, a Usina de Itaipu conta com 20 turbinas hidrelétricas, contabilizando um potencial instalado de 14 mil megawatts.

As turbinas hidrelétricas são compostas por duas partes principais:

  • Distribuidor ou Estator (parte fixa), que direciona e regula o fluxo de água;
  • Impulsor (ou roda), que transfere a energia cinética da água para a estrutura onde a turbina está montada.

Na hora da manutenção de turbinas hidráulicas é importante contar com uma empresa especializada e com expertise de mais de 40 anos. Para isso, a Wórtice é a melhor solução. Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços em manutenção de turbinas hidrelétricas.

Energia Hidroelétrica

Energia Hidroelétrica

A utilização da energia hidroelétrica oriunda de uma turbina hidráulica é ainda uma categoria de energia mais acessível  do que as demais , como por exemplo a energia nuclear. A efetivação técnica de cada projeto deverá ser analisada particularmente por profissionais de engenharia ambiental e profissionais de engenharia hidráulica, que normalmente para seus ensaios e esquemas utilizam referências matemáticas, referências físicas e referenciais geográficos dessas turbinas hidrelétricas.

A potência projetada de uma usina é realizada através de pesquisa de hidroenergéticos que são realizados por engenheiros civis, mecânicos e eletricistas. A energia hidráulica é convertida em energia mecânica por meio de uma turbina hidráulica, a turbina hidráulica converte em energia elétrica por meio de um gerador de energia, sendo a energia elétrica distribuída para uma ou mais processos de transmissão que são conectados à rede de distribuição.

Um esquema de sistema elétrico de energia é composto por uma rede interligada por linhas de transmissão. Nessa rede estão ligadas as cargas e os geradores. Uma hidrelétrica é um alojamento ligado à rede de transporte que coloca uma quantidade de energia pelas cargas.

Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento
Classificação de usinas hidráulicas

Classificação de usinas hidráulicas

No Brasil, existe um órgão federal que realiza a classificação das centrais geradoras de energia elétrica hidrelétrica, que é a ANEEL ( Agência Nacional de Energia Elétrica). Veja a classificação:

Central geradora hidrelétrica (CGH)

As Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) são usinas hidrelétricas de tamanho e potência ainda menores que as PCHs. De acordo com a classificação da Agência Nacional de Energia Elétrica, esses empreendimentos podem ter o potencial de gerar de 0 até 5 megawatts (MW) de energia.

Pequena central hidrelétrica (PCH)

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são usinas hidrelétricas de tamanho e potência relativamente reduzidos, Essas usinas produzem entre 5 e 30 megawatts (MW) de energia por hora com potência e devem ter menos de 13 km² de área de reservatório.

Usina hidrelétrica de energia (UHE)

As Usinas Hidrelétricas de energia (UHE) são usinas hidrelétricas de grande porte, ou seja, com capacidade de produzir acima de 30 megawatts (MW) de energia por hora e com áreas alagadas para reservatório acima de 13km².

Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento
Tipos de turbinas hidráulicas

Tipos de turbinas hidráulicas

São três os tipos de turbinas hidráulicas que devem ser instaladas para o melhor aproveitamento do curso da água, do seu volume e da diferença de altitude da barragem:

1.     Turbina Hidráulica Francis

Criada pelo engenheiro francês James B. Francis em 1848, é o tipo mais usado para diferenças de altitude de 10 metros a 400 metros, cujo fluxo de água seja de dois metros a 100 metros cúbicos por segundo. Seu funcionamento permite que a água atinja o Impulsor em um duto espiral. Já a parte fixa direciona a água para as hélices da Roda.

2.     Turbina Hidráulica Pelton

Criada pelo carpinteiro e inventor norte-americano Lester A. Pelton em 1879. Foi “inspirada” no sistema de funcionamento dos moinhos. Este tipo de turbina hidrelétrica é aplicada para situações em que a diferença de altura seja entre 300 metros a 1.400 metros e em cujo fluxo de água seja inferior aos 50 metros cúbicos por segundo.

3.     Turbina Hidráulica Kaplan

Desenvolvida por um professor austríaco chamado Viktor Kaplan em 1913, também tem inspiração em outro equipamento já existente e muito usado na época: as hélices do navio. Por ser projetada diferentemente das anteriores, permite que seu desempenho seja melhorado, quando aplicada em usinas com pequena diferença de altitude e com vazões superiores a 200 metros cúbicos por segundo.

Independente do tipo de turbinas hidrelétricas com que sua usina trabalha, o importante é tê-las em pleno funcionamento. Para isso, conte com a Wórtice, empresa especializada em manutenção de turbinas hidráulicas com equipes com mais de 40 anos de experiência.

Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento
Manutenção de turbinas hidráulicas Wórtice

Manutenção de turbinas hidráulicas Wórtice

As turbinas hidráulicas são o coração de uma usina, pois são elas as responsáveis por receber o fluxo de água inicial, direcioná-lo e, dentro deste sistema, gerar energia mecânica que será transformada em energia elétrica.

A manutenção de turbinas hidráulicas elimina quaisquer barreiras que possam atrapalhar ou sobrecarregar todo o sistema, por meio da troca de peças ou componentes defeituosos, garantindo a preservação das turbinas hidráulicas e dos demais maquinários.

Além disso, a manutenção de turbinas hidráulicas feita por equipes especializadas também promove uma redução de custos desnecessários e possíveis problemas futuros.  Com a Wórtice, as usinas hidrelétricas têm segurança, eficiência, profissionalismo, experiência de mais de 40 anos e uso de sistemas especializados.

Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento
Serviços de Manutenção em Turbinas Hidráulicas

Serviços de Manutenção em Turbinas Hidráulicas

A Wórtice executa os seguintes serviços de  manutenção em turbinas hidráulicas:

  • Manutenção geral
  • Balanceamento
  • Revisão de rotor
  • Manutenção e Fabricação de anéis de deslizamento
  • Manutenção e Fabricação de anéis de vedação
  • Manutenção e Fabricação de buchas de distribuição
  • Manutenção e Fabricação de sapata e sapatas
  • Manutenção e Fabricação de Mancal e Mancais.
  • Mancal combinado
  • Mancal combinado casquilho
  • Mancal casquilho
  • Mancal guia
  • Mancal guia casquilho
  • Mancal de Rolamento
  • Recuperação de mancal
  • Metal patente
  • Mancal escora
  • Sapatas
  • Sapatas do Mancal de Escora
  • Eixo Principal
  • Recondicionamento de Mancais
  • Sistema de Vedação para Eixo
  • Bucha de Distribuição
  • Mancal DN 150
Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento
Saiba mais sobre os Serviços de manutenção de turbinas hidráulicas oferecidos pela Wórtice

Saiba mais sobre os Serviços de manutenção de turbinas hidráulicas oferecidos pela Wórtice

Com sede física localizada em Sertãozinho, município localizado no interior do estado de São Paulo, a Wórtice é uma empresa que fornece soluções de manutenção de turbinas hidráulicas, que além de contar com mão de obra especializada, atua de acordo com todos os critérios de segurança, sempre visando a total excelência no atendimento dedicado a cada cliente.

Além de oferecer soluções de manutenção de turbinas hidráulicas, a Wórtice oferece diferentes soluções industriais em geração de energia, como por exemplo:

Diferenciais Wórtice

Além disso, cliente Wórtice para manutenção de turbinas hidrelétricas têm à disposição:

  • Atendimento exclusivo e de excelência;
  • Profissionais com mais de 40 anos de experiência na área;
  • Equipe Técnica especializada com suporte da engenharia;
  • Plantão de Urgência e Emergência 24 Horas por dia, sete dias por semana;
  • Equipe técnica disponível para atendimentos in loco;
  • Fábrica e Equipe à disposição 24 horas por dia;
  • Tecnologia 100% Brasileira.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços de manutenção de turbinas hidrelétricas que visam excelência em qualidade, contribuindo com o setor de maneira ética e produtiva.

Digite o que procura