Importância da manutenção preventiva na entressafra

Quando o assunto é manutenção preventiva na entressafra, você deve ficar atento, pois realizá-la continuamente garante a boa funcionalidade e aumenta a vida útil dos seus equipamentos.

Equipamentos são robustos e contém componentes sensíveis que necessitam de cuidados regularmente. Porém, apenas ter esses equipamentos à disposição não necessariamente garante o correto funcionamento. É preciso que as manutenções estejam em dia, para garantir o bom desempenho e plena capacidade de funcionamento.

O que é entressafra?

É a época em que o solo fica sem atividade agrícola, ou seja, período intermédio entre uma safra e outra. Nesse momento, alguns agricultores plantam culturas anuais de ciclo curto, que apresentam grande desenvolvimento mesmo em condições climáticas ruins. O objetivo do agricultor é conseguir uma renda extra em épocas desfavoráveis à cultura principal.

Qual a importância da manutenção preventiva na entressafra?

Em uma indústria, o pleno funcionamento dos processos operacionais produtivos são parte fundamental para a organização, então é extremamente importante que a manutenção preventiva seja sempre executada na entressafra e que se torne uma prática anual.

Essa manutenção evita que algum equipamento apresente defeitos ou falhas na operação e acabe atrapalhando o processo operacional, por ter o mesmo padrão de qualidade que poderia oferecer. Além disso, a interrupção dos processos produtivos gera vários problemas que poderiam ser evitados caso tivesse sido realizada a manutenção preventiva na entressafra.

A importância da manutenção preventiva na entressafra é garantir a qualidade do processo, a plena operacionalização do equipamento no dia a dia e também evitar custos desnecessários de operação. Pois em muitos casos, esse investimento se torna uma grande fonte de economia financeira e operacional.

O que acontece se a manutenção preventiva da entressafra não for realizada?

O que acontece se a manutenção preventiva da entressafra não for realizada?

Se o componente de um sistema, que constitui um mecanismo, estiver executando seu trabalho incorretamente, ocorrerá uma sobrecarga nos demais aparatos que interagirem com ele. Portanto, a sobrecarga provocará a redução da vida útil de todas as peças do conjunto.

A manutenção preventiva resolve esse problema com a substituição do componente defeituoso, garantindo a preservação dos outros mecanismos. Se for feita improvisação em qualquer mecanismo industrial, isso gerará prejuízo e até mesmo a paralisação completa da produção da indústria.

Portanto a maior finalidade da manutenção preventiva na entressafra é a redução de custos e aumento da produtividade.

Manutenção preventiva na entressafra da Wórtice

A Wórtice trabalha com conceitos consolidados de engenharia de manutenção preventiva na entressafra. Começando pela otimização dos equipamentos, buscando redução de custo, de modo a alcançar uma melhor manutenibilidade, confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos nos processos.

Com um elevado número de diversidades e particularidades, a engenharia da manutenção preventiva na entressafra, requer um conjunto crescente de profissionais e sistemas especializados em suas manutenções. Dessa forma, a empresa age na diminuição do número de retrabalhos e perdas que possam acontecer.

Objetivos para realização da manutenção preditiva e preventiva durante a entressafra

  • Determinar, antecipadamente, a necessidade dos serviços de manutenção em uma peça específica de um equipamento;
  • Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
  • Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos;
  • Reduzir o trabalho de emergência não planejado;
  • Impedir o aumento dos danos;
  • Aproveitar a vida útil total dos componentes do equipamento;
  • Aumentar o nível de confiança no desempenho;
  • Determinar previamente as interrupções de fabricação, para cuidar dos equipamentos que necessitarem de manutenção.
Saiba mais sobre manutenção preventiva na entressafra da Wórtice

Saiba mais sobre manutenção preventiva na entressafra da Wórtice

Com sede localizada na cidade de Sertãozinho, interior do estado de São Paulo, a Wórtice é uma empresa de manutenção de turbinas a vapor que, além de contar com mão de obra especializada, atua de acordo com todos os critérios de segurança, sempre visando a total excelência no atendimento dedicado a cada cliente.

Além de oferecer manutenção preventiva na entressafra, a Wórtice oferece diferentes soluções industriais em geração de energia, por exemplo:

  • Fabricação de turbina a vapor;
  • Plantas Turn Key termelétricas;
  • Engenharia especializada;
  • Manutenção em condensadores, turbina a vapor, redutores de velocidade e geradores de energia;
  • Fabricação de peças e componentes.

Para mais informações entre em contato pelo formulário abaixo, telefone (16) 3511-0220 ou envie um e-mail para comercial@wortice.com.br

Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento
Digite o que procura