Geração de energia elétrica por biomassa

O Brasil sempre foi referência em geração de energia elétrica por fontes naturais e renováveis com as hidrelétricas. Mas, nos últimos anos, a geração de energia elétrica tem desenvolvido novas fórmulas, além da água, com o uso de subprodutos da agroindústria.

Neste contexto, a geração de energia elétrica por biomassa assume a dianteira nas pesquisas e desenvolvimento sustentável. Para entender melhor a respeito da geração de energia elétrica por biomassa, os profissionais da Wórtice prepararam este conteúdo.

Se você quer saber mais a respeito da geração de energia elétrica por biomassa, este conteúdo da Wórtice vai esclarecer todos os principais pontos.

O que é biomassa?

De acordo com os profissionais da Wórtice, especializados em turbinas a vapor para geração de energia elétrica por biomassa, toda e qualquer matéria orgânica vegetal ou animal é biomassa. Portanto, um vasto campo apresenta-se no horizonte que engloba:

 

  • vegetais lenhosos (madeiras);
  • vegetais não lenhosos (sacarídeos, celulósicos, amiláceos e aquáticos);
  • resíduos orgânicos (agrícolas, industriais, urbanos);
  • biofluidos (óleos vegetais). 

 

No mundo, a geração de energia elétrica por biomassa no sistema de cogeração representa cerca de 14% de toda a energia consumida. O Brasil conta com mais de 500 usinas termelétricas de biomassa.

Como converter a biomassa em energia elétrica?

A tecnologia empregada nas termelétricas para a geração de energia elétrica por biomassa é robusta e pode ser:

Por Pirólise

Exposição da biomassa a altas temperaturas sem a presença de oxigênio para sua decomposição para a produção de gases, óleos vegetais e carvão vegetal.

 

Por Gasificação

Também expondo da biomassa a altas temperaturas com pouco oxigênio, tem como produto final um gás inflamável que pode ser trabalhado para ser ainda mais puro.

Por Combustão

Por altas temperaturas a biomassa é queimada na presença de oxigênio. O resultado é a produção de muito vapor em alta pressão que é conduzido pelas turbinas a vapor da Wórtice para mover caldeiras, por exemplo.

É a tecnologia mais usada.

Por Co-combustão

Alia a biomassa com carvão mineral para a geração de energia elétrica em termelétricas.

As termelétricas na geração de energia elétrica por biomassa

Para que a geração de energia elétrica por biomassa aconteça por uma das tecnologias acima descritas, o sistema usado é com Termelétrica. Para cada necessidade há atributos técnicos específicos primários e secundários que englobam:

 

  1. Primários: potência unitária, eficiência, vida útil, eficiência em carga parcial e modularidade, tempo de partida a frio, acompanhamento da carga, operação intermitente e capacidade.

 

  1. Secundários: capacidade e flexibilidade.

Características da geração de energia elétrica por biomassa

Conhecer a geração de energia elétrica por biomassa é entender um pouco mais sobre uma solução viável para o uso dos subprodutos animais e vegetais e criar condições para a alimentação elétrica de indústrias e cidades.

Neste sistema, as turbinas a vapor, especialidade da Wórtice, tem destaque que pode ser conhecido, clicando aqui.

 

Vantagens

A biomassa é uma fonte renovável natural de baixo custo e que pode ser facilmente encontrada. Além disso, durante seu uso na geração de energia, não há liberação de gases tóxicos que contribuam com quaisquer danos ambientais.

Desvantagens

Apesar de ter muita tecnologia embarcada, a geração de energia elétrica por biomassa ainda carece de melhorias no aproveitamento do material, pois, atualmente, os índices de aproveitamento são pequenos, o que faz com que muitas termelétricas utilizem combustíveis fósseis para melhorar a operação.

A produção de biomassa é em grande escala e esta é outra questão: o espaço para o armazenamento.

Para encerrar, alguns gases liberados na geração de energia elétrica por biomassa que são lançados no ar podem ser poluidores.

Saiba mais sobre a geração de energia elétrica por biomassa

Ao conhecer o profissionalismo e tecnologia empregados pelas engenharia de Processos e de Manutenção da Wórtice em turbinas a vapor para geração de energia elétrica por biomassa, você tem a certeza de que a empresa é sua melhor solução.

Corpo técnico qualificado, tecnologia e estrutura ideal são os diferenciais da Wórtice para o setor de geração de energia elétrica por biomassa.

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.
Comercial
Digite o que procura