As vantagens da geração de energia através de vapor

Vantagens Termoelétrica 

As vantagens da geração termoelétrica devem ser analisadas por três fatos. São eles: autossuficiência em energia, economia de energia e colaboração ao meio ambiente. 

Autossuficiência: Esse é uma vontade de toda empresa, depender apenas de si próprio para gerar sua energia. Com isso, a empresa deixa de depender da instabilidade e da qualidade da energia das concessionárias, muito comum em empresas mais retiradas ou finais de linha. Vale citar que para ser autossuficiente em energia elétrica é necessário também ser autossuficiente com combustível para a geração do vapor. 

Em um futuro próximo e com a economia aquecida, certamente faltará energia no Brasil. Empresas que queiram iniciar seus negócios não terão acesso à energia e as que tiverem acesso, certamente pagarão um preço alto por ela. 

Economia: Sem dúvidas esse sempre foi o grande desejo de todas as empresas, reduzir seu custo com energia, seja para ficar mais competitivo no mercado ou simplesmente sobrar mais dinheiro para a empresa. 

Para o sistema de condensação, ou sistema dedicado para geração de energia elétrica, é necessário possuir combustível com valor comercial baixo para dar viabilidade ao projeto. Para sistemas de contrapressão ou turbinas redutoras, qualquer valor de combustível viabiliza o negócio, visto que o vapor seria gerado de qualquer maneira para o processo fabril.  

Exemplo para sistema de condensação: 

Pensando tomando como base uma empresa que possui uma fatura de energia mensal em torno de 200 mil reais (com impostos e demanda) por mês, um sistema de 1 MW reduziria esta conta para cerca de 70 mil reais, considerando a tonelada de combustível custando 50 reais. 

Meio Ambiente: Pelo fato do combustível que é queimado na caldeira ser uma fonte renovável, faz da nossa geração, uma geração consciente. A biomassa por ser um combustível com baixa emissão de gases do efeito estufa, faz da nossa geração, uma geração limpa. Além disso, em muitos locais essa biomassa não tem utilidade e nem valor comercial, fazendo com que muitas vezes a destinação desse resíduo não seja da maneira correta e é aí que nosso sistema se encaixa perfeitamente, dando destino certo ao resíduo e gerando economia.  

Muitas empresas hoje buscam essa conscientização ambiental, fazendo com que as gerações termoelétricas ganhem força no mercado. Em um futuro ideal, cada empresa poderia ser responsável pela sua própria geração de energia e gestão de resíduos. 

 

A Wórtice te ajuda... 

A Wórtice conta com uma equipe comercial e técnica especializada em sistemas de geração de 50 até 5.000 kW. A equipe irá até você e analisar as suas condições, como consumo de energia elétrica, valor do combustível na região, condições da caldeira, disponibilidade de verba para investimento, entre outros detalhes. Após essa análise e feito um estudo de caso, a Wórtice irá lhe propor a melhor solução para sua empresa.  

Além disso, fabricamos os turbogeradores para geração de energia elétrica e gerenciamos a instalação dos equipamentos restantes da termoelétrica, como alimentação de biomassa, caldeira e subestação. 

Os turbogeradores e plantas termoelétricas da Wórtice atendem com eficiência e baixo custo operacional a esta modalidade de geração. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco, ou solicite um estudo para a sua necessidade

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.
Digite o que procura