A Importância da Manutenção Preditiva: “Evitando o evitável”

Quando falamos em manutenção preditiva, estamos falando sobre o acompanhamento periódico das turbinas e redutores, através da coleta de dados, monitoramentos e inspeções. O objetivo é minimizar as falhas e manutenções não programadas, com a elaboração de histórico de falhas dos equipamentos com possíveis causas. São realizadas visitas periódicas, com as seguintes ações a serem realizadas:

  • Monitoramento completo dos equipamentos em operação;
  • Análise de vibração dos equipamentos;
  • Inspeção e análise das condições operacionais;
  • Disponibilização de suporte técnico para análise de possíveis desvios operacionais;
  • Fornecimento de relatório de monitoramento mensal.

Descreveremos em detalhes algumas dessas ações.

O monitoramento tem como base a inspeção e avaliação da situação de operação das partes, assim como a máquina como um todo. As monitorias seguem um roteiro de acompanhamento pré-determinado.

A análise de vibração consiste em “ouvir” o interno da máquina. Cada componente vibra de forma diferente e cria um ruído característico, o que deixa uma impressão própria no espectro na forma de um modelo linear. Se ocorrer um dano, o modelo destaca-se do ruído base. O especialista detecta, por exemplo, se existe um desequilíbrio, um desalinhamento ou danos no rolamento. Além de um diagnóstico exato, também é geralmente possível determinar se é necessária uma intervenção urgente ou se é possível esperar até à próxima revisão.

A inspeção e análise das condições operacionais resume-se na análise dos dados coletados no monitoramento.

Daí então são propostas situações de melhoria de atendimento.

Após todos estes procedimentos, um relatório técnico para criação de um histórico do comportamento dos equipamentos é emitido, com o intuito de projetar e planejar necessidades de futuras manutenções, preparando o cliente contra possíveis imprevistos de manutenções não planejadas.

Um plano de melhoria contínua é também elaborado, com o objetivo de avaliar as condições de operação dos equipamentos e propor um plano de ação para modernização e otimização de performance.

Pode ser também oferecido um plano de operação assistida, com objetivo de instruir o corpo técnico operacional quanto ao funcionamento das máquinas, salientando boas práticas de operação.

Finalmente, treinamentos podem ser realizados a cada dois meses, abordando os temas dos relatórios de manutenção e demais necessidades que o cliente tiver.

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.
Ficou interessado?
Solicite um Orçamento

Clique no botão, preencha o formulário que em breve retornaremos o contato.

Solicitar Orçamento
Comercial
Digite o que procura